Folha de Contagem - ‘Árvore dos Poemas’ - Diovvani Mendonça materializa poesias
 Canais
:: Cidade
:: Política
:: Economia
:: Opinião
:: Cultura e Lazer
:: Polícia
:: Esporte
:: Educação
:: Meio Ambiente
:: Folha TV
~>Canais Antigos:
:: Agronegócios
:: Cidade
:: Classifolha
:: Cultura
:: Economia
:: Educação
:: Esporte
:: Opinião
:: Polícia
:: Política
:: Transporte

 Arquivos
:: Ed. Anteriores
:: Ed. Especiais
:: Enquetes
:: Parceiros
:: Álbum de Fotos

 Empresas



 ‘Árvore dos Poemas’ - Diovvani Mendonça materializa poesias - Edição N°489

Em um mundo cada vez mais agitado, onde não nos sobra tempo para contemplar as coisas simples da vida, onde até mesmo nossa alimentação é em meio ao corre-corre diário, nos surpreendemos quando nos deparamos com algumas idéias incomuns.

O que você acharia se encontrasse protegidas sob a sombra de uma árvore, diversas garrafas PET, contendo poemas e pudesse tranqüilamente s-a-b-o-r-e-á-l-o-s? Pois saiba, ela existe e foi materializada por Diovvani Mendonça, que trabalha em Contagem e mora num sítio em Esmeraldas. Após engarrafar os poemas ele os coloca na árvore. "Assim, ficam prontos os frutos-poemas, que ofereço ao paladar dos meus amigos e visitantes, pois eu queria uma forma de espalhar poemas e letras de músicas no sítio", diz Diovvani.

História
Diovvani trabalha em Contagem e há três anos mora em um sítio em Esmeraldas. Ele conseguiu unir a profissão de analista de sistema, com a arte e está sempre envolvido com idéias que objetivem levar a poesia para o dia a dia das pessoas. Segundo Diovvani, sua cultura é proveniente de bancas de jornais e internet, considera-se um autodidata e segue desenvolvendo-se através dos incontáveis livros de poesias que já leu, e ainda continua a ler, na vida.

A poesia entrou na vida de Diovvani de uma maneira que ele passou a vivê-la, fazendo com que sua casa, exalasse letras, versos, arte. Ele reside em um sítio cercado de pedras, o qual foi batizado de Ninho de Pedras, sendo o local cuidado para que fique sempre harmonizado. Diovvani, ainda, compôs um poema parodiando Carlos Drummond de Andrade: "No meio do caminho do poeta / tinha uma pedra / no meu, caminhões / sou peão".

Diovvani, além de poeta, é compositor e possui um álbum gravado, intitulado "Mandala Sonora - quando um pássaro de fogo te traz no sol da meia-noite uma lembrança". Ele, ainda, possui um blog coletivo na Internet, onde publica seus poemas, juntamente com outros poetas, o qual pode ser acessado no endereço www.arvoredospoemas.blogspot.com, ou então, através de seu blog pessoal, no endereço www.diovmendonca.blogspot.com.

Projetos
Diovvani, é o mentor do projeto Pão & Poesia, o qual busca levar versos à população da região metropolitana de BH durante o café da manhã. De acordo com Diovvani, ele fez uma parceria com a empresa Mixpan Indústria e Comércio Ltda, distribuidora de produtos para padarias. "Os clientes das padarias participantes do projeto, além de levarem os pães, levarão de brinde os poemas", salienta Diovvani.

A princípio serão entre 200 e 300 mil embalagens com poemas no verso, os quais serão de autoria de poetas, ainda, não conhecidos do grande público e de poetas especialmente convidados para o projeto.
Vale ressaltar que o projeto é um sucesso em Portugal, onde Diovvani conta com o apoio de Vera Carvalho e Luis Gaspar, através do site www.estudioraposa.com.

Podem participar do projeto Pão & Poesia, novos autores que enviarem seus poemas, e autorizarem o uso destes, para o e-mail pao.poesia@yahoo.com.br, até o dia 30 de novembro. Já as padarias, devem solicitar as embalagens para a Mixpan.

Outro projeto de Diovvani é transformar uma rural Willys 73 em uma biblioteca itinerante. Margarida para 2008, batizada por ele, em homenagem a sua avó, deverá sair pelas praças de Contagem, uma vez por mês e cheia de livros, para levar poesias à população. O poeta pretende dar uma injeção de poesia nas pessoas, que poderão escolher o tamanho da injeção, "serão três tamanhos, sem agulhas, claro, os quais serão usados de acordo com o estresse da pessoa, se ela precisa de uma dose maior, ou menor", diz.

Quem estiver interessado em apoiar o projeto ou mesmo doar livros é só entrar em contato pelo e-mail diovvani@yahoo.com.br.





 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Envie este artigo para alguém conhecido  Envie este artigo para alguém conhecido


Últimas Notícias
· Geraldo Magela chega com o show 'Ceguinho é a Mãe'

· Terceira Margem - Grupo ensina a arte de ser palhaço

· Devotos homenageiam São Judas Tadeu

· Terceira Idade - Estatuto do Idoso acaba de completar cinco anos

· ‘As Barbeiras’ chega a Contagem em novembro


Classificação
Maior pontuação: 4.77
Votos: 157


Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar neste artigo:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo



News ©




Copyright © 2005/2008 - Folha de Contagem - All rights reserved.
Desenvolvido e Administrado por Compufix Informática usando PHP-Nuke. Copyright © 2004 by Francisco Burzi.
Tempo para gerar esta página: 0.12 segundos