Prevenção à criminalidade é tema de debate

Foto DivulgaçãoO Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) Nova Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com o Conselho de Segurança Escolar de Contagem, promoveu, nesta quinta-feira, dia 18, o Fórum Institucional de Prevenção das Violências e Criminalidade. O encontro, realizado na 26ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), teve o objetivo de debater propostas de ações para avançar na prevenção da violência no território local.
Segundo a gestora social do CPC Nova Contagem, Giovanna Costa, o fórum representou uma ocasião privilegiada de produção de conhecimento. "Nossa proposta básica foi de estimular o diálogo. Afinal, ele é fundamental para a definição de estratégias mais assertivas e eficazes diante de problemas complexos como a violência e a criminalidade. Por meio dessas trocas, temos mais condições de promover uma política de segurança pública mais cidadã".
Além de instituições parceiras, como o Centro Especial de Referência de Assistência Social (Creas), Polícia Militar, associações religiosas e ONGs locais, o evento contou com a presença do secretário adjunto de Educação de Contagem, Ademilson Ferreira. Ele enalteceu a iniciativa do evento ao buscar a presença de atores do sistema educacional e defendeu a relevância das discussões. "É importante convocar instituições como a escola para debates como esse objetivo de preservar nossa juventude", ressaltou.
Na dinâmica do fórum, os presentes foram divididos em grupos para a análise de temas como fluxo e território, homicídios e relação da polícia com a comunidade.
Ao final, as informações trocadas e as medidas sugeridas em cada grupo de trabalho foram apresentadas em plenário. Em um momento posterior, as propostas debatidas serão encaminhadas ao poder executivo para avaliação.
 

Enquete

Qual o maior problema de Contagem na atualidade?