10 passos para uma alimentação saudável: Projeto propõe evitar o sobrepeso das crianças

Foto Divulgação/PMCIncentivar uma alimentação saudável, equilibrada e que seja adequada aos diversos padrões econômicos e sociais. Esses são os principais objetivos do projeto ‘Os Dez Passos para uma Alimentação Saudável’, promovido pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria de Educação. Desde o início deste mês, o projeto teve início no Cemei Anexo Eustáquio Júnio Matosinhos, e irá percorrer todas as creches do município.
Durante dez semanas, será trabalhado um tema referente ao assunto, como a importância dos cereais, a ingestão de água, a importância das frutas e legumes e o excesso de sal e açúcar contidos em determinados alimentos. Nas palestras e oficinas, profissionais da educação promovem atividades lúdicas, como teatro e brincadeiras, para explicar às crianças a importância de uma alimentação saudável.
A nutricionista da Secretaria de Educação e coordenadora do projeto Vanessa Martins afirmou que o mais importante é fazer com que as crianças tomem consciência sobre uma alimentação saudável e balanceada, evitando excessos. "A cultura da boa alimentação deve começar desde cedo, para que se evite que tantas crianças cheguem ao sobrepeso".
A pedagoga Lúzia Gomes ressaltou que a importância do projeto está no envolvimento de toda a família, para que se conscientizem sobre a importância da incorporação de alimentos saudáveis ao cardápio diário. "Realizamos um self-service de degustação de legumes, verduras e frutas, onde convidamos os pais para participarem e mostramos o quanto é necessário a ingestão desses alimentos para uma vida mais saudável".
 

Enquete

Qual o maior problema de Contagem na atualidade?