Sindicato dos Metalúrgicos de BH e Contagem instala na Isomonte primeiro Comitê da categoria

Foto DivulgaçãoA direção do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região instalou o Comitê Sindical (CSE) na empresa Isomonte, o primeiro da base cutista em Minas Gerais. Este sistema de organização por local de trabalho foi uma proposta apresentada aos trabalhadores pelos Metalúrgicos da CUT durante o processo eleitoral realizado na entidade em 2011.
O acontecimento é um marco na história da categoria, pois representa um passo gigantesco rumo à democratização das relações de trabalho já que abre um canal direto de diálogo e negociação com as empresas da região. Os trabalhadores eleitos para formar o Comitê Sindical na empresa Isomonte são os funcionários Flávio Fonseca Assunção e Ailton Loiola Dutra dos Santos.
Vale destacar que os Comitês Sindicais por Empresas (CSEs) já são realidade em várias bases sindicais de São Paulo há mais de 20 anos. No Rio Grande do Sul foi criado recentemente, mas em todos esses casos eles apresentaram resultados positivos. Prova disso é que os trabalhadores dessas regiões são os que possuem atualmente os melhores salários e condições de trabalho entre os metalúrgicos de todo Brasil.
O processo eleitoral foi lavrado em ata e contou com a participação do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, Geraldo Valgas e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres.
O ato também contou com a presença do representante da Superintendência Regional do Trabalho/MG, Vicente Silluzio, do secretário de comunicação da CUT/MG, Neemias de Souza Rodrigues, do secretário de organização da CNM/CUT, Ubirajara de Freitas, do diretor da FEM/CUT-MG, José Muniz dos Santos e dos diretores do Sindicato, Antônio Pedro Amaro e Sandro Martins de Souza.
Foto Divulgação"O Comitê vai facilitar a luta dos trabalhadores e atuar de forma direta para solucionar as irregularidades no cotidiano da fábrica, como diferenças de salários, assédio moral, equiparação salarial, convenção coletiva, pagamento de insalubridade, PLR, saúde e segurança, entre outros. O próximo passo agora é tornar realidade este sistema de organização por local de trabalho em outras empresas da nossa categoria ", destacou o presidente do sindicato,  Geraldo Valgas.
 

Enquete

Qual o maior problema de Contagem na atualidade?