Parlamento Jovem chega a sua última etapa

E-mail Imprimir
Jovens representantes de 27 municípios mineiros vão participar, de 29 a 31/10/14, da última etapa do Parlamento Jovem de Minas 2014. Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, o projeto visa à formação política de alunos dos ensinos médio e superior.
Precedida de etapas municipais e regionais, a fase estadual ocorrerá em Belo Horizonte. Nos três dias na Capital mineira, os estudantes vão atuar como membros da sociedade civil, discutindo e votando propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema da atual edição do projeto: "Envelhecimento e Qualidade de Vida".
Como parte da programação, na quarta-feira (29), os jovens participam de atividades de entrosamento e oficina de teatro. No dia seguinte, grupos de trabalho discutem o documento-base da etapa estadual, que contém as 56 propostas aprovadas nas etapas municipais e regionais. Os jovens vão priorizar, então, as sugestões a serem levadas à plenária estadual. Na sexta (31), estudantes se reúnem no Plenário da ALMG, para votar as propostas do documento originado dos grupos de trabalho.
Propostas
As propostas aprovadas na plenária estadual serão reunidas em um documento que será encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que vai analisá-las, dar um parecer e propor um encaminhamento. Para garantir o direito ao envelhecimento com qualidade de vida, os jovens propõem, por exemplo, a obrigatoriedade de reserva de 25% de vagas de casas e lares de idosos para aqueles que não possuem renda significativa ou estiverem em situação de exclusão social. Outras propostas sugerem a criação de espaços para lazer, entretenimento e educação para a população da terceira idade.
 

Enquete

Qual o maior problema de Contagem na atualidade?