Prefeitura lança projetos de educação ambiental

E-mail Imprimir
Foto Elias Ramos/PMCNeste, dia 24, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, lança os Projetos de Educação Ambiental Mova-se e Escola Sustentável e fará a entrega de uma caminhonete e equipamentos para a Guarda Ambiental e equipe de fiscalização. O evento será no auditório da prefeitura, a partir das 9h.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivayr Soalheiro, esta é mais uma medida de reforço das atividades de fiscalização ambiental no município e conscientização da comunidade  quanto ao desenvolvimento sustentável. "Estamos equipando nossos fiscais para garantir a eficácia das ações, principalmente na Bacia de Vargem das Flores, importante fonte de abastecimento para 400 mil pessoas da RMBH, que precisa ser preservada e livre do desmatamento e ocupações irregulares", disse.
Os equipamentos para reforçar a fiscalização ambiental no município são compostos por coletes, impressoras multifuncionais, calibrador de decibelímetro, decibelímetro digital, câmera digital, tablets, trena (50 metros), lixeira basculante cilíndrica, óculos para fumaça, luvas, binóculo e notebook.
A caminhonete será utilizada nas ações de fiscalização da Área de Proteção Ambiental (APA) da Vargem das Flores. Todos foram adquiridos por meio de medidas compensatórias de licenciamento ambiental. Os Projetos de Educação Ambiental Mova-se e Escola Sustentável têm o mesmo objetivo de conscientizar sobre a adoção de medidas sustentáveis para redução do consumo para públicos diferenciados.
Mova-se
O Mova-se foi criado para conscientizar e sensibilizar os servidores públicos para adotar um papel de corresponsabilidade na gestão de resíduos sólidos, por meio da redução do consumo, reaproveitamento dos materiais, identificação e separação dos recicláveis no ambiente de trabalho.
Suas principais ações consistem em: reduzir o consumo de papel; evitar impressões desnecessárias; reaproveitamento do papel, como por exemplo, em blocos de rascunho, impressão no verso e anverso do papel; substituição de copos descartáveis por canecas duráveis; consumo consciente da energia elétrica, desligando computadores e apagando as luzes quando não estiverem sendo utilizados; evitar o desperdício da água, buscar parcerias especializadas na coleta de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e também para o recolhimento de óleo de cozinha; uso com moderação clipes, grampos, bilhetes e envelopes; além de implantar              sistema de coleta seletiva; incentivando os funcionários a contribuírem e jogarem os resíduos no local certo.
 

Enquete

Qual o maior problema de Contagem na atualidade?