Contagem recebe exposição do Museu de Brinquedos

E-mail Imprimir
Foto Divulgação/Arquivo FundacComo parte da programação do mês das crianças, a Fundação Cultural de Contagem, promove, entre 28 de outubro e 1º de novembro, a Exposição de Brinquedos. O projeto é idealizado pelo Museu do Brinquedos de Belo Horizonte. Com cerca de 120 exemplares, o objetivo da exposição é contar o surgimento e a evolução dos brinquedos desde as antigas civilizações até as atuais.
Segundo a presidente da Fundação de Cultura, Renata Lima, o intuito do projeto é resgatar a história dos brinquedos e encantar os visitantes. "Queremos que os adultos possam reviver a infância e apresentar aos mais jovens, os brinquedos que fizeram sucesso por gerações".
Além do museu, está incluindo na exposição o projeto "Se Esta Rua Fosse Minha". Serão realizadas oficinas, intervenções circenses, gincana. O intuito é propiciar interação com o público e criar um espaço para crianças e adultos brinquem juntos.
Inaugurado em outubro de 2006, o Museu é fruto da coleção de Luiza de Azevedo Meyer. Após o falecimento de Luiza, a família deu seguimento ao sonho da colecionadora. O local, que tem a missão de preservar, conhecer e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil, é pioneiro em Minas Gerais.
O acervo inclui mais de cinco mil peças, desde o final do século 19 até os dias atuais, como jogos, piorras, bonecas, carrinhos, fortes apaches, cavalinhos de pau, lanternas mágicas, instrumentos musicais, fantoches, livros, discos e outras pequenas joias. O museu realiza mostras itinerantes, cursos e oficinas.
Exposição de Brinquedos
28/10 a 1/11| Centro Cultural de Contagem | 8h às 17h
Se Esta Rua Fosse Minha
01/11 | Praça Tancredo Neves (Praça da Jabutica) | 10h às 13h
 

Enquete

Qual o maior problema de Contagem na atualidade?