Via 040 inicia oferta de serviços aos usuários da BR

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Foto DivulgaçãoServiços funcionam 24 horas, sete dias por semana

A Via 040, concessionária responsável pela gestão dos 936,8 quilômetros da BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), iniciou no dia 22 deste mês, as atividades de operação da rodovia. Motoristas e passageiros já têm à disposição socorro mecânico, atendimento médico de emergência, inspeção de tráfego, sistema de combate a incêndios e apreensão de animais. Também foram abertos 21 postos de atendimento instalados, em média, a cada 45 quilômetros do trecho sob concessão. No local, os usuários têm acesso a informações úteis para a viagem, banheiros e fraldário.
"Todos os serviços estão disponíveis 24h por dia, sete dias por semana. Com uma equipe de quase 400 colaboradores, treinados especificamente para a operação, a Via 040 busca um atendimento humanizado, eficiente e ágil, o que elevará o trecho sob concessão a um novo patamar de qualidade", completa Tulio Abi-Saber, presidente da Via 040.
Socorro Mecânico
Estão presentes na rodovia 35 guinchos para socorro mecânico, entre leves, pesados e extrapesados. Os equipamentos proporcionarão maior agilidade na liberação das pistas em caso de acidentes ou panes em veículos de portes diversos, sempre com foco na segurança dos usuários e na fluidez do tráfego.
Atendimento Médico
29 ambulâncias voltadas para o atendimento de emergência auxiliarão o socorro em acidentes com vítimas ou, ainda, em pedidos emergenciais de vários tipos, desde um mal-estar, que impede o usuário de continuar a viagem em segurança, até situações mais complexas. Estas equipes contam com médicos, enfermeiros e resgatistas que atuam em regime de plantão. Há dois tipos de serviços disponíveis: de resgate, que atendem urgências pré-hospitalares e contam com diversos equipamentos de salvamento; e o do tipo UTI Móvel, destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco que necessitam de cuidados médicos intensivos.
Inspeção Rodoviária
Outro importante suporte aos usuários são os 21 veículos para inspeção da rodovia. Eles circularão continuamente ao longo de todo o trecho, com inspetores prontos para prestar auxílio e monitorar situações que necessitem de atenção especial, como panes em veículos, animais na pista, incêndios, entre outras. Os inspetores permanecerão conectados ao Centro de Controle Operacional durante 24 horas, contribuindo para a agilidade da circulação de informações e, consequentemente, para a eficácia na prestação dos serviços. Em média, uma viatura de inspeção passará pelo mesmo ponto da rodovia a cada 90 minutos, o que garantirá pronta atuação das equipes de suporte para a solução dos problemas.

Combate a Incêndios e Resgate de Animais


Seis caminhões-pipa e seis veículos para resgate de animais completam a frota de apoio à operação. Estes serviços reduzem a possibilidade de acidentes por falta de visibilidade, em caso de incêndios, e pela presença de animais na pista.
Postos de Atendimento
Unem-se a essa estrutura 21 postos de atendimento ao usuário, que contam com espaço para descanso, banheiros e fraldário, além de canais de comunicação gratuitos, dedicados a esclarecer dúvidas, enviar sugestões e críticas. Nestes pontos ficam, também, as equipes de socorro médico, técnicos e a frota de atendimento, composta por veículos como ambulâncias e guinchos. Quando uma ocorrência é registrada, a equipe mais próxima é acionada e se desloca para o local para realizar todos os procedimentos necessários. 
Centro de Controle
Cada um dos postos de atendimento e veículos operacionais será monitorado e manterá comunicação constante com o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Nova Lima (MG). A troca de informações manterá o CCO atualizado sobre qualquer tipo de acontecimento ao longo trecho, sejam congestionamentos, acidentes, pontos com necessidade de reparos, solicitações de atendimentos médicos, socorro mecânico, etc. Os oito Painéis Móveis de Mensagens Variáveis (PMVs) - equipamentos com telas de Light Emitting Diod (LED)  de alta luminosidade podem ser deslocados de acordo com a necessidade. Com atualização em tempo real, os equipamentos serão utilizados para compartilhar com os usuários informações importantes sobre as condições da rodovia. Dessa forma, o CCO passa a funcionar como o centro de inteligência da operação e a concentrar o máximo de informações no menor tempo possível, disponibilizando recursos para a gestão eficaz e estratégica da BR-040.
Serviço
Todos os serviços oferecidos pela Via 040 podem ser acionados por meio de ligação gratuita para o número 0800 040 0040. Também estão disponíveis canais de atendimento como o Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , site: www.via040.invepar. com.br e livros de registros disponíveis em todos os 21 postos de atendimento. Cartas podem ser enviadas para a Sede Administrativa da Via 040, na Rua Niágara, 350. Bairro Jardim Canadá, Nova Lima, Minas Gerais, CEP: 34000-000, aos cuidados da Coordenação de Atendimento ao Usuário.
Sobre a Via 040
A Via 040, empresa do grupo Invepar, é a concessionária responsável pela gestão do trecho de 936,8 quilômetros da BR-040, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). A concessão tem prazo contratual de 30 anos e prevê a recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de um dos principais corredores rodoviários do Brasil. O percurso compreende 35 municípios e uma população estimada de 8 milhões de habitantes.
Com foco na excelência, inovação e responsabilidade socioambiental, os serviços prestados pela Via 040 contribuem para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira em transportes e promovem maior segurança e conforto aos usuários.


 

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